sábado, 21 de novembro de 2009

Práticas e modelos A.A. das BE - 4



Sessão 3

Perspectivar a integração do processo de auto-avaliação no contexto da escola/ agrupamento implica que o professor bibliotecário divulgue o processo e envolva os diferentes actores:
Construa um Power Point para apresentar no Pedagógico/ Escola/ agrupamento que evidencie:
- O papel e mais valias da auto-avaliação da BE;
- O processo e o necessário envolvimento da escola/ agrupamento;
- A relação com o processo de planeamento;
- A integração dos resultados na auto-avaliação da escola.


A Biblioteca Escolar é um instrumento essencial ao desenvolvimento dos currículos; um espaço privilegiado de conhecimento e aprendizagem; um recurso fundamental no desenvolvimento das várias literacias; um importante contributo para o sucesso educativo.
Mas como saber que a Biblioteca Escolar está a cumprir de forma positiva todas as suas funções?
Recorrendo à auto-avaliação, pois esta permite determinar o grau de consecução da sua missão e objectivos; permite aferir a qualidade e eficácia dos serviços e a satisfação dos utilizadores; permite identificar pontos fortes e pontos fracos; permite definir o plano de acção da Biblioteca, com a definição de acções de melhoria, e contribui para a afirmação e reconhecimento do papel que ela desempenha no seio da Comunidade Educativa. Portanto, a aplicação do modelo de auto-avaliação das bibliotecas é uma mais-valia para as próprias Bibliotecas Escolares.


a) Comentário do colega Rui Mateus

Li atentamente a apresentação da colega Manuela Silva e optei por comentar o trabalho dela porque verifiquei que ela escolheu uma estratégia semelhante à minha. O powerpoint tem interesse para apresentação ao Conselho Pedagógico e serve como documento divulgador o modelo e de sensibilização / motivação para o mesmo. Penso, talvez, que há dois dos aspectos da tarefa que a apresentação poderia ter desenvolvido com maior profundidade e maior grau de concretização:

a) o processo de envolvimento da escola;

b) a(s) forma(s) de integração dos resultados na auto-avaliação da escola.

De resto, o trabalho é claro e a colega poderá inclusive usar o seu trabalho numa reunião do CP da sua escola. Eu estou a pensar usar o meu.

Continuação de bom trabalho.

Rui Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário